terça-feira, 7 de junho de 2011

"CALÇADÃO DO TEATRO AMAZONAS E O CALÇADÃO DE COPACABANA"



Calçadão do Teatro Amazonas, Largo de São Sebastião - Manaus/AM.


A paginação do piso do Largo de São Sebastião, em Manaus/AM, possui semelhança ao desenho da paginação do calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Mas quem foi construído primeiro? O calçadão do Largo de São Sebastião ou o de Copacabana?



Em texto publicado no site do Portal Amazônia, podemos conhecer um pouco da história que envolve os dois calçadões. Confira.



"Assim como o Teatro Amazonas, a calçada de Manaus foi inspirada na arquitetura européia. Um piso semelhante decora há séculos a Praça de D. Pedro IV, mais conhecida como Praça do Rossio, em Lisboa. Seu desenho foi escolhido para homenagear o encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. Hoje, moradores de Manaus gostam de dizer que o desenho de sua calçada simboliza o encontro da água escura do Rio Negro com a água barrenta que chega pelo Solimões,(Encontro das Águas). Os rios levam quilômetros para se misturar completamente, formando o Amazonas.



No Rio de Janeiro, a história é que a calçada de Copacabana faz referência às ondas do mar. Foi a partir da capital fluminense que o piso se tornou famoso em todo o país, sendo copiado também em outras capitais. Mas o conhecido calçadão carioca foi instalado no Rio de Janeiro depois de Manaus ter terminado o seu. Então capital do Brasil, o Rio recebeu sua primeira calçada com ladrilhos portugueses no início do século 20 - em 1905.



Foi no início dos anos 20, no entanto, quando uma ressaca forte do mar destruiu o calçamento de Copacabana do Leme até o Forte, que a Avenida Atlântica foi duplicada e a famosa calçada de ondas foi feita pela primeira vez no Rio, com desenho transversal em relação à orla. Décadas mais tarde, outra reforma mudou as "ondas" da calçada para que ficassem paralelas à praia.



Em Manaus, a calçada do Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas foi finalizada em 1901, mas já estava planejada desde a década de 1880, quando o Teatro Amazonas, concluído em 1896, começou a ser pensado."

                                                   Calçadão de Copacabana - Rio, 1930

Logo,  sendo um estilo arquitetônio 'da moda', na época, hoje estes calçadões nas duas cidades de 'ondas do mar' e 'encontros das águas', dão o ar nostalgico e ao mesmo tempo contemporâneo a quem o passeia e sente esta similaridade.




FONTE: PORTAL AMAZÔNIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário